sexta-feira, 6 de maio de 2016

As relações entre Oralidade e Escrita



Este blog irá tratar de vários assuntos pertinentes a qualquer usuário da língua, já que oralidade e escrita são práticas sociais as quais todos estamos habituados. Para isso, faremos uso dos conceitos de ambas as práticas adotados por Luiz Antônio Marcuschi*. São estes:


ØOralidade: Considerada uma prática social interativa para fins comunicativos que se apresenta sob variadas formas ou gêneros textuais fundados na realidade sonora; vai desde uma realização mais informal à mais formal nos mais variados contextos de uso;

ØEscrita: Modo de produção textual-discursiva para fins comunicativos com certas especificidades materiais e se caracteriza por sua constituição gráfica, apesar de envolver também recursos de origem pictórica e outros.


Considerando ambos os conceitos, iremos discutir sobre as relações entre oralidade e escrita, apresentar dicas de leituras interessantes sobre o assunto, primeiras impressões sobre essas leituras e fazer relações com a sociedade para que possamos observar suas características de forma mais prática. 


*Doutor em Filosofia da Linguagem (1976) e Pós-doutor em problemas de língua escrita e oral (1987), ambos na Alemanha. É professor titular em Linguística do Departamento de Letras da UFPE, lecionando na Graduação e na Pós-Graduação. Membro de várias associações científicas nacionais e internacionais no âmbito da linguagem. Possui uma vasta publicação entre artigos e livros, sendo muitos deles pioneiros na área da Linguística. 





2 comentários:

  1. Gostei muito dos textos!
    Me ajudou a entender de uma forma mais clara a oralidade e a escrita, suas definições e diferenças.
    Obrigada Parabéns

    ResponderExcluir